Wednesday, June 14, 2006

"O goleiro tcheco Cech joga no Chelsea" (pronúncia: O goleiro tcheco Tchéqui joga no Tchelsea)

Primeiro post!!!!!!
Bom, antes de mais nada, agradecimentos em especial para meu grande amigo Hugo, no qual me inspirou a fazer esse blog (ficou meio gay isso...) e mais importante de tudo, me ajudou a fazê-lo!
A intenção desse blog é abordar temas relacionados a esportes, mas com muito mais ênfase ao futebol (ainda mais nesse clima de Copa do Mundo). E pra começar, falemos sobre o maior de todos dentre o mundo futebolístico: um tal de São Paulo Futebol Clube.
Essa história de amor entre o São Paulo F.C. e a minha pessoa começa no dia 6 de agosto de 1986, por volta das 17h. Vim ao mundo no ano em que esse belíssimo time era bi campeão brasileiro. Ano também da traumática eliminação da Copa de 86 nos penaltis para a França.
Daí por diante, inúmeras alegrias, momentos de felicidade, três LIBERTADORES, três mundias, mais um brasileiro... enfim, é mais do que claro que se trata do mais time do país.
Não vou me estender muito nesse assunto, pois meus pensamentos no momento estão voltados a Copa do Mundo. Uma breve análise do que vi até o momento entre os favoritos:
Alemanha - Candidata seríssima ao título. Não tem a técnica do Brasil ou de Argentina, mas tem a torcida ao seu lado, e um time que não é ruim não. Lehmann é confiável. Friedrich fraco. Mertesacker e Metzelder são bons, mas não podem jogar em linha. Lahm excelente jogador. Frings dá consitência ao meio campo. Schneider é boa opção de apoio pelo lado direito. Schweinsteinger faz o mesmo pela esquerda, mas poderia as vezes ser um pouco mais objetivo. Ballack dispensa comentários, mudou a qualidade do passe alemão nesse jogo contra a Polônia. Podolski ainda é muito novo, não mostrou a que veio. Klose é matador, e dos bons.
Inglaterra - Apesar do jogo relativamente fraco contra o Paraguai, mostrou ter um meio campo fortíssimo, talvez o melhor do mundo. Robinson é relativamente seguro. Gary Neville pra mim é fraco, jogaria com Carragher improvisado e liberaria mais o Ashley Cole, que é um bom lateral ofensivo. Ferdinand e Terry formam um paredão atrás. Gerrard é absolutamente perfeito, é o exemplo de jogador que joga pelo time. Lampard sensacional. Joe Cole varia o jogo inglês com seus dribles. Beckham faz a diferença nas bolas paradas. Owen ainda pode render mais. E Crouch, diferente do que muitos pensam (né, Galvão?), não é apenas um grandalhão desengonçado lá na frente, ele tem habilidade com os pés sim, é inteligente, e claro, faz a diferença pelo alto.
Argentina - O exemplo de eficiência. A grosso modo, foram dois ataques no primeiro tempo da Argentina, e 2 gols. Defesa argentina, surpreendentemente, mostrou-se muito segura na partida, que diga-se de passagem foi muito complicado, a seleção Marfinense mostrou uma organização tática fora do comum para uma equipe africana, e uma velocidade espantosa. Um dos melhores jogos até agora. E o que dizer do passe do Riquelme pro gol do Saviola...
Itália - Primeiro tempo contra Gana foi muito bom. Pirlo fazendo a diferença na defesa e no ataque, com desarmes e passes precisos. Defesa mostrou-se segura. Zaccardo e Grosso são fracos. Totti jogou bem pra quem estava relativamente fora de ritmo. Toni e Gilardino formam uma dupla letal. Forte candidata ao título.
França - Decepcionante. Tudo bem que a Suiça não é ruim, antes de perder na repescagem para a Turquia por 4 x 2, a equipe estava numa grande série invicta. Mas de um time que se tem Zidane, Vieira, Wiltord (apesar de nunca ter sido fã dele) e Henry, se esperava mais da França. E por favor vai Domenech, nunca que o Barthez deveria ser o titular!!! O Coupet vem fazendo temporadas impecáveis no Lyon!
Brasil - Vou comentar sobre os 9 jogadores que atuaram ontem, depois comento sobre os outros 2 que não jogaram.
Dida - Muito boa participação, deu sorte também das bolas terem ido quase todas em sua direção. Nota 8.
Cafu - Começou como uma boa opção de apoio pela direita, mas depois sumiu. Nota 6.
Lucio - Ótima partida desse criticado zagueiro. Pra mim, um dos melhores zagueiros do mundo. Nota 8,5.
Juan - Seguro. Sem mais o que falar. Nota 7.
R.Carlos - Idem Cafu, mas pelo lado esquerdo, evidentemente. Nota 6.
Émerson - Gosto desse jogador, mas teve uma hora que comecei a temer pela sua expulsão. Parecia nervoso. Nota 5,5.
Zé Roberto - Não me agradou muito, as vezes esquecia que ele tava em campo. Esperava mais dele. Nota 5.
Kaká - O melhor em campo do Brasil. Porém, não brilhou como o esperado, não esteve nos seus melhores dias, mas compensava isso com garra, raça, correndo atrás da bola. Finalização certeira, de canhota. Nota 8,5.
Ronaldinho - Por que todo passe dele precisa ter um efeito, uma olhadinha pra um lado e passar por outro. Faltou objetividade. Mas apareceu bastante pelo menos, não se omitiu. Nota 5,5.
Esses são os que jogaram, agora os 2 que não jogaram:
Adriano - Muito prejudicado pelo esquema do Parreira de 2 atacantes de área e de precisar vir ao meio-campo buscar bola, coisa que ele nunca fez na vida e nunca dará certo assim, pois seu passe é ridículo. Melhorou com a entrada do Robinho, mas perdeu gol feito. Nota 3.
Ronaldo - Vou tentar não falar palavrão... Gordo desgraçado... Esperei tanto por esse jogo, apostava a minha vida que ele jogaria pra caramba, que mais uma vez estouraria na copa, e nem correr esse cidadão correu. Você olhava pra ele aos 5 minutos de jogo e parecia que ele estava jogando fazia 3 dias sem parar, sem intervalo, tamanho sua expressão de cansaço. Revoltante. Chegou a ser embaraçosa essa situação dele, de dar pena. Gostaria de ver uma estatística do quanto ele correu em campo em metros, e o quanto o Kaká correu. Nota -10.
Amanhã comentários sobre as seleções não tão favoritas e que me agradaram, e também comentários sobre os 3 jogos de amanhã, e a provável festa em Quito.







0 comments: