Novo save no CM

Monday, September 22, 2008

Resolvi fazer algo que ainda não tinha feito: criar um save e não perpetuar no time, fazer quase que um império, ganhar tudo. Esse save é mais real, 3 anos num clube deve ser o limite, tentar levar o máximo de clubes possíveis à glória, aos títulos.

A carreira começou no Arsenal, com um time promissor - como na vida real -, um time com média de idade de menos de 20 anos. Destacaram-se nesse time o goleiro Almunia, os zagueiros Touré e Gallas, os meias Fabregas e Diaby e o atacante Adebayor. Mesmo com um time jovem, o Arsenal sagrou-se campeão inglês numa emocionante disputa com o Manchester United até a penúltima rodada, tendo o Arsenal vencido os Diabos Vermelhos fora de casa na 33ª Rodada, sendo esse o resultado mais fundamental da campanha.

Mas nem tão alegre foi a temporada. Na Liga dos Campeões, uma eliminação dolorosa: vitória sobre o Real Madrid na semifinal fora de casa por 1 x 0, e depois derrota em Londres por 2 x 0. O time talvez tenha pecado pela inexperiência.

Na segunda temporada, a história se repetiu quanto a Premier League, exceto pelo equilíbrio: título com 5 rodadas de antecedência. O desafio era a Liga dos Campeões.
Na semifinal, o Arsenal perdeu em casa para a Inter de Milão. "Já era", penso. Mas o Arsenal queria demais essa Liga. O time desembarca em Milão com os seguintes jogadores:
Goleiros - Almunia e Adler
Defensores - Eboué, Clichy, Bramble, Touré, Senderos e Hoyte
Meias - Denílson, Fabregas, Diaby, Walcott, Mérida, Nasri e Holmes
Atacantes - Eduardo da Silva, Adebayor e Van Persie

E entra em campo com a seguinte formação:
Almunia; Eboué, Bramble, Touré e Clichy; Denílson, Fabregas, Diaby e Walcott; Eduardo da Silva e Adebayor.

Enquanto a Internazionale tem: Frey; Rãdoi, Materazzi, Samuel e Maxwell; Vieira, Cambiasso e Stankovic; Figo, Adriano e Ibrahimovic. Téc.: José Mourinho.

Eduardo da Silva marca o primeiro no último minuto do primeiro tempo. Adebayor marca o 2º aos 49 minutos. Adriano desconta aos 62. Denílson volta a dar tranquilidade ao Arsenal aos 73 e Walcott sela a espetacular classificação aos 77. Adriano ainda descontou aos 87, mas tarde demais, o Arsenal avança para a final e enfrentará o PSV.

Final:
Arsenal 1 x 0 PSV
Gol: Eduardo da Silva 34'

Arsenal: Almunia; Eboué, Bramble, Touré e Clichy; Denílson, Fabregas, Diaby e Walcott(Mérida); Eduardo da Silva(Van Persie) e Adebayor.
PSV: Isaksson; Alcides Eduardo, Addo e Simons; Culina, Väyrynen, Majoros, De Jong e Lindsay Wilson; Gil e Hamzi.

O jogo foi bem morno, sem muitas chances de gol, mas o Arsenal mereceu a vitória, tanto que o melhor em campo foi o goleiro do PSV.

A terceira temporada também foi fácil em relação a Premier League, mas a Liga dos Campeões reservou novamente uma super virada.

Após eliminar o Galatasaray nas oitavas de final pela (ridícula) regra de gols fora (1x1 e 0x0), o Arsenal se defrontaria com o Birmingham, num confronto inglês. A primeira partida aconteceu no St.Andrews, casa do Birmingham. O Arsenal foi surpreendido com uma derrota por 3 x 1, com 2 gols nos últimos 10 minutos, e agora teria que reverter essa preocupante desvantagem.

A formação para o jogo de volta era a mais ofensiva possível, com Walcott de winger pela direita e Van Persie de winger pela esquerda, e com Adebayor e Eduardo da Silva no ataque.
Adebayor fez 1 x 0 novamente no último minuto do primeiro tempo. A partida seguiu enrolada, o Arsenal não era ameaçado, mas não conseguia marcar o segundo gol. Até que aos 75 minutos, Eduardo da Silva marcou o gol que garantiu a espetacular virada do Arsenal, mais uma vez classificado pelo critério de gols fora de casa.

A semifinal contra a Real Sociedad foi tranquila, apesar do 1 x 0 em Londres no jogo de ida, mas em San Sebástian o time inglês aplicou um lindo 4 x 0. E uma final dos sonhos se desenhava, Arsenal x Real Madrid.


Final
Arsenal 2 x 1 Real Madrid
Gols: Adebayor 16' e Diaby 55'; Rosicky 41'

Arsenal: Almunia; Eboué, Bramble, Touré e Clichy; Denílson, Fabregas(Mérida), Diaby e Walcott(Sagna); Van Persie e Adebayor.
Real Madrid: Casillas; Salgado, Metzelder, Pepe(Sergio Ramos) e Heinze; Aimar, Rosicky, Danny Murphy(Gronkjaer) e Robben; Saviola e Raúl(Van der Vaart). Téc.: Bernd Schuster.

Essa sim uma final movimentada, o Arsenal finalizou 10 vezes, o Real Madrid 12. O destaque do Arsenal foi sem dúvida sua dupla de zaga, com Touré a sair com nota 8 e Bramble com nota 9.

Bi campeonato europeu, tri campeonato inglês. Começo do império. Hora de mudar de time.

Destino: Aston Villa.

Aston Villa

Já tendo um carinho especial pelo clube na vida real, foi fácil se envolver com o time, sentir-se em casa, ainda mais ciente que agora eu não lutaria por títulos, precisaria primeiro tentar estruturar o time, trazer reforços, coisa que até então não era tão importante no Arsenal, com um elenco muito bom já.

A estréia oficial foi contra o Walsall, pela 3ª eliminatória da Copa da Liga Inglesa. Vitória por 3 x 1, mas suadíssima, na prorrogação. Earnshaw marcou o primeiro gol para o Aston Villa sob o comando de André Renato; Mitchell fez o Aston Villa sofrer seu primeiro gol sob o comando de André Renato, 7 minutos depois, aos 18'. O placar seguiu empatado até a prorrogação. Maloney marcou o segundo gol do Villa aos 2' da segunda etapa e Dirk Kuyt, aos 111', selou a estréia de André Renato com vitória.

A estréia pela Premier League aconteceu no Villa Park contra o Coventry City, recém-promovido. Jogo complicado, vitória magra, gol de N'Zogbia, aos 62'. E na próxima rodada já de cara meu ex-time e em Londres.

A torcida do Arsenal aplaudiu de pé a entrada de André Renato no gramado do Emirates Stadium, demonstrando toda a sua gratidão por ter elevado o time a um novo patamar, especialmente europeu. Mas a cortesia parou por aí, porque dentro de campo o Arsenal dominou por completo a partida e o resultado de 1 x 0 (gol de Van Persie) poderia muito bem ter sido 4 x 0. Primeira derrota de André Renato sob o comando do Aston Villa.

A partir daí, o Villa embalou uma seqüência de 13 jogos consecutivos sem perder, incluindo jogos da Premier League e Copa da Liga. E incluindo aí uma linda vitória no derby contra o Birmingham por 4 x 1 no estádio do rival. Mais espetacular do que isso só a vitória por 5 x 0 sobre o Liverpool, no Villa Park. Mas foi justamente depois dessa partida que caiu a invencibilidade, e a derrota veio pra outro gigante inglês: 1 x 0 para o Manchester United, no Old Trafford, gol de Arteta.

No segundo turno, empate em casa com o Arsenal por 0 x 0 e empate por 1 x 1 no derby da cidade de Birmingham, também em casa.
O segundo lugar foi a colocação do Aston Villa ao final do campeonato, atrás do Arsenal. Uma excelente campanha, ainda mais porque culminou com a classificação para a Liga dos Campeões diretamente, sem passar por fases eliminatórias.

Fichas da 1ª temporada

Walsall 1 x 3 Aston Villa - Copa da Liga
(Mitchell 18'; Earnshaw 11', Maloney 107' e Kuyt 111')
Friedel; Bouma, Piqué, Laursen(Henchoz) e Lekgetho; Sidwell, Petrov, Jorgensen e N'Zogbia(Luke Moore); Maloney e Earnshaw(Kuyt).

Aston Villa 1 x 0 Coventry - Premier League
(N'Zogbia 62')
Weidenfeller; Bouma, Piqué, Laursen e Lekgetho; Sidwell(Watson), Petrov, Jorgensen e N'Zogbia(Henchoz); Maloney e Earnshaw(Kuyt).

Arsenal 1 x 0 Aston Villa - Premier League
(Van Persie 10')
Weidenfeller; Bouma, Knight, Laursen e Lekgetho; Sidwell(Kuyt), Petrov, Jorgensen e N'Zogbia; Maloney e Moore.

Aston Villa 3 x 0 Sunderland - Premier League
(N'Zogbia 9', Maloney 28' e Moore pen 52')
Weidenfeller; Bouma, Piqué, Laursen e Lekgetho; Sidwell, Petrov, Jorgensen(Butt) e N'Zogbia; Maloney(Earnshaw) e Moore(Kuyt).

Everton 0 x 3 Aston Villa - Premier League
(Bouma 31', Petrov 40' e Maloney 66')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Lekgetho; Sidwell, Petrov, Bouma e N'Zogbia(Butt); Maloney(Earnshaw) e Moore(Kuyt).

Aston Villa 1 x 0 Manchester City - Premier League
(Bouma 44')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Lekgetho; Sidwell, Barry, Bouma e N'Zogbia(Etuhu); Maloney e Moore.

Ipswich 1 x 1 Aston Villa - Premier League
(Marcus Bent 25'; Maloney 39')
Weidenfeller; Hughes, Vujic(Henchoz), Piqué e Ian Harte; Petrov, Barry, Bouma e N'Zogbia; Maloney e Moore.

Aston Villa 1 x 0 Swansea - Copa da Liga
(Henrik Larsson 8')
Friedel; Watson, Vujic, Henchoz e Hart; Nicky Butt, Etuhu, Earnshaw(Berger) e Kuyt; Bendtner e Larsson(Ääritalo).

Aston Villa 0 x 0 Portsmouth - Premier League
Weidenfeller; Bouma, Piqué, Hughes e Harte; Sidwell(Earnshaw), Petrov(Kuyt), Barry e N'Zogbia; Maloney e Moore.

Nott. Forrest 0 x 4 Aston Villa - Premier League
(Maloney 28', 30', 50' e 75')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Harte; Petrov(Butt), Barry(Sidwell), Bouma e N'Zogbia; Maloney(Earnshaw) e Kuyt.

Aston Villa 2 x 0 West Bromwich - Premier League
(Kuyt 31' e Harte 57')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Harte; Petrov, Barry(Knight), Bouma e N'Zogbia(Jorgensen); Maloney e Kuyt(Earnshaw).

Birmingham 1 x 4 Aston Villa - Premier League
(Ricketts 8'; N'Zogbia 3', Barry 6' e Maloney 11' e 84')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Harte; Petrov, Barry, Bouma e N'Zogbia(Jorgensen); Maloney e Moore(Kuyt).

Aston Villa 1 x 0 Wolverhampton - Copa da Liga
(Bendtner 84')
Friedel; Watson, Vujic, Henchoz e Lekgetho; Butt(Bendtner), Etuhu(Berger), Sidwell e Jorgensen; Larsson(Primus) e Earnshaw.

Aston Villa 2 x 1 Tottenham - Premier League
(Maloney 60' e Kuyt 91'; Jenas 87')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Harte; Petrov, Barry, Bouma e N'Zogbia(Jorgensen); Maloney(Butt) e Moore(Kuyt).

Newcastle 1 x 1 Aston Villa - Premier League
(Martins 26'; Laursen 51')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Harte; Petrov(Jorgensen), Barry, Bouma e N'Zogbia; Maloney(Earnshaw) e Kuyt(Butt).

Aston Villa 5 x 0 Liverpool - Premier League
(Moore 52' e 74', Maloney 57, Larsson 85' e Hughes 90')
Weidenfeller; Bouma, Hughes, Laursen e Harte; Sidwell, Petrov(Earnshaw), Jorgensen e N'Zogbia(Barry); Maloney e Moore(Larsson).

Manchester United 1 x 0 Aston Villa - Premier League
(Arteta 25')
Weidenfeller; Hughes, Piqué, Laursen e Harte; Petrov, Barry(Jorgensen), Bouma(Bendtner) e N'Zogbia; Earnshaw e Moore.

Aston Villa 5 x 1 Middlesbrough - Premier League
(Maloney 35', Moore 50' e 59' e Petrov 64' e 83'; Kezman 39')
Weidenfeller; Bouma, Piqué, Laursen e Harte; Petrov, Barry, Jorgensen e N'Zogbia(Sidwell); Maloney(Kuyt) e Moore(Bendtner).

0 comments: