A maior vitória da carreira em jogos managers

Wednesday, September 02, 2009

2 comments
Foi no Football Manager 2008, save do Newcastle. Pra quem não sabe, a cada nova versão a inteligência artificial dos jogos managers aumenta assustadoramente, se você não acertar a "mão", perde em casa pra times inexpressivos. Que dirá então quando enfrentam os grandes. E é isso que aconteceu, a maior partida da minha vida em visita ao Chelsea.


Chelsea 1 - 2 Newcastle
(Kalou 51'; Gastaldello 5' e Owen 31')

O "humilde" time do Chelsea veio assim escalado:



Não ia adiantar eu ter os habituais quatro meias e dois atacantes, então abri mão de um atacante, trouxe o habitual atacante Denneboom pra MD, e assim ficou:



A primeira instrução que já digo ter dado certo é a defesa em linha. A maioria dos times que jogam com um atacante, o cara fica muito impedido, o Chelsea acabou o jogo com 13 impedimentos, sendo 9 só do Drogba.

Depois, analisei como anular esse quinteto de meias bem ofensivos do Chelsea. Fui de jogador em jogador do Chelsea e li as características individuais, e uma coisa me chamou a atenção no Essien: "Chega tarde a área adversária", porque até então eu estava preocupado com o Lampard ("Entra na grande área adversária") e Modric ("Remata com efeito"). Foi a partir do que li no Essien que decidi usar marcação individual.



Eu não podia me defender 90 minutos, mas naturalmente ia jogar de contra-ataque. Tirei a opção "Jogar pelos dois flancos", deixei 'Misto', pois eu tinha no Arshavin ("Corre com a bola pelo meio"), meu jogador mais veloz, ou seja, perfeito pra pegar um time vindo pra cima. E ficou ainda mais perfeito com o "Chega tarde a área adversária" do Essien, pois não seria aquele meia que toda hora tá ali na sua área, então decidi que o Arshavin marcaria individualmente o Essien, assim o russo não ia recuar tanto pra fazer a marcação.

Lampard era quem mais me preocupava, os atributos dele são assustadores. Bom, eu tinha o Schaars na mesma 'direção', e ele ficou responsável pela marcação individual de Lampard. E uma coisa importante que fiz foi NÃO selecionar a opção "Marcação apertada" que todo jogador tem, porque se o Lampard passasse por ele (o que é bem provável, já que ele é habilidoso e marcação apertada faz o cara marcar que nem um louco, tipo o Tevez), ia fuder, meu outro volante estava com outro jogador.

Esse outro jogador era Vertonghen, que até a temporada passada era meu zagueiro (1,89m), mas ele é D MD MC EC, e sobrou pra ele a marcação individual em Modric. Sobraram Joe Cole e Kalou.

Neles não era prudente marcar individual, creio que nunca usarei marcação individual com alguém da última linha, é arriscado demais. Então, deixei meu time com Defesa Normal (tem Profunda, que é bem perto da sua área, e Alta, boa pra pressionar adversário), e fui no Gastaldello (DD) e Braafheid (DE) e coloquei "Pressão meio-campo", pra eles não esperarem o Joe Cole e o Kalou dominarem e virem pra cima pra aí sim marcar, mas sim já marcá-los em cima.

De resto, joguei em Mentalidade Defensiva, Comprimento Curto (tem Curto, Misto e Largo, o Largo é bom em casa contra times pequenos, que se fecham todo) e Perder Tempo Misto (tem Raramente, Misto e Frequentemente).

A CADA LANCE-CHAVE eu pausava e conferia se a marcação tava ajeitada, se o Arshavin tava no Essien, se o Schaars tava no Lampard e se o Vertonghen tava no Modric, e era incrível, estavam certinho, deu um orgulho absurdo.

Veio o intervalo e o Chelsea mudou pro 4-1-2-1-2, com Drogba e Kalou na frente, Modric de MAC, Essien e Lampard de MC e Ricardo Carvalho (entrou no lugar do J.Cole) de MDC. De cara eu pensei: "Agora os laterais vão subir que nem meias, pra ter um zagueiro de MDC...". Eu ia esperar o 2º tempo começar pra ver se ia precisar mesmo mais atenção com os laterais. Cogitei tirar a linha de impedimento, por ter agora dois atacantes, mas deixei. Felizmente.

Começou o 2º tempo e eu vi os laterais subindo pra cacete. Aí não ia ter jeito, tinha que marcar, peguei o Denneboom pra pegar individualmente o Bridge e o D.Carvalho pra pegar o Ivanovic. Coloquei ambos com "Pressão Meio-Campo", pra eles esperarem os laterais virem.

Ok, eles descontaram num escanteio. Mas eu tava muito bem no jogo, sem criar chance, mas anulando as do Chelsea, e a cada lance eu pausava e conferia a marcação.

Bom, lá pros 77', o Chelsea foi pro 4-2-4. Tirei o MC Arshavin (já tava cansado e amarelado) e coloquei Lorik Cana, volante, e passei a jogar com três volantes (MDC D, MDC C e MDC E), sendo o Vertonghen o MDC C com "Pressão na própria área", pra ele praticamente fazer uma linha de 5 na zaga. Os meias do Chelsea eram Lampard e Mikel, o MDC D Cana marcou o Lampard e o MDC E Schaars marcou o Mikel.
Funcionou TÃO bem que o Chelsea se viu obrigado a voltar ao 4-4-2, com MD e ME com setinhas até a frente.

Aí lá fui eu mudar de novo. Ah, quando foram pro 4-2-4, coloquei pros meus dois laterais "Pressão na própria área" também. Aí agora que foram 4-4-2 eu voltei com "Pressão meio-campo", pra não esperarem os MD e ME até a área, e sim darem combate na intermediária. Aí eu voltei a ter dois MDC e um MC, enquanto meus MD e ME seguiam marcando os laterais do Chelsea.

E o jogo acabou. Minha estimativa é que esse jogo tenha levado uns 25, 30 minutos. É disparado a minha maior partida, não devo ter e nem quero ter outra melhor que essa. E olha que jogo jogos managers desde a versão 1998/99 do Championship Manager.